segunda-feira, 10 de março de 2008

PISTA DE CAMINHADA EM MÁ CONSERVAÇÃO


Má conservação na pista de caminhada prejudica prática física

As pessoas que fazem caminhada ao lado da PR 431 (Jacarezinho à Cambará) convivem com o drama de ir para a rodovia completar sua prática física. Isto é devido ao mato tomar conta da pista e não ser feita a manutenção do local.

“É importante que seja feita a limpeza para a população poder caminhar tranqüilamente. As pessoas que moram no Jardim Scylla Peixoto e bairros próximos não tem coragem de praticar esta atividade física devido ao matagal que tomou conta da pista”, esclarece o vereador Marcos Colosso.

Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico. Para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas, além de reduzir a pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes, stress, entre outros.

Esta atividade, além de poder ser feita em qualquer lugar, permite que você altere a intensidade pelo aumento da velocidade, percurso (subidas e descidas) ou da distância percorrida. Mas para caminhar rápido, também é importante monitorar a freqüência cardíaca para que você possa compreender melhor como o seu corpo responde às diferentes intensidades de exercícios e assim, realizar uma atividade segura e eficiente (trabalhe com 60% a 75% da freqüência cardíaca máxima, obtida subtraindo 220 da sua idade).

São quatro quilômetros que custou aproximadamente R$ 40 mil para o Governo do Estado. A manutenção é responsabilidade do DER que não cumpre a tarefa a muitos meses. “Foi uma grande conquista e não é justo termos o escritório regional deste órgão aqui e ver o caos que está a limpeza da pista de caminhada. Além disto, a rodovia que liga Jacarezinho à Cambará também está precisando de uma limpeza”, finaliza Marcos Colosso.

FOTO:

Pista de Caminhada 1 ou Pista de Caminhada 2

LEGENDA: O mato tomou conta da pista de caminhada, impedindo a prática da caminhada