segunda-feira, 10 de março de 2008

ANTIGO PRÉDIO DO IBC ESTÁ ABANDONADO


Antigo prédio do IBC está abandonado e se torna local para vandalismo

O prédio do antigo Instituto Brasileiro de Café (IBC) está abandonado no bairro Jardim Panorama na cidade de Jacarezinho. Além de ser local para possível instalação de empresas, vândalos estão roubando vidros e telhas das casas ao lado do barracão central. Esta situação foi constatada pelo presidente da Câmara Sebastião Ferreira Filho, o Kim da Farmácia, e o vereador Wilson Ferreira na última semana.

“O antigo prédio do IBC tem capacidade para abrigar uma grande empresa em Jacarezinho e trazer mais empregos. Além disto, as casas ao lado do barracão estão se tornando alvo de vandalismo”, comenta o vereador Wilson Ferreira. A área construída é de aproximadamente 55 mil metros quadrados e hoje serve apenas como atalho dos três quilômetros entre o Jardim Panorama e a Vila Setti.

Recentemente o local foi cogitado para ser a sede de uma unidade da Central de Abastecimento do Paraná (CEASA) que será instalada na região do Norte Pioneiro. Deve expandir suas ações, para integrar os produtores das diversas regiões do Estado.

“Tem pessoas levando vidros, janelas, telhado e usando o local como motel. Além disto, as casas estão se tornando esconderijo de desocupados para consumo de drogas. Se denunciarmos estes elementos, eles vão atrás da gente”, argumenta um morador que não quis se identificar.

O armazém foi repassado recentemente a prefeitura em regime de concessão de uso em ônus aos cofres públicos municipais. O IBC foi criado em 1952 para definir as diretrizes da política cafeeira. Foi extinto em 1989 durante o governo Fernando Collor de Melo.

“Esperamos que seja feito algo em relação ao prédio. Pois é um local que pode abrir uma grande indústria ou ser útil para várias pequenas empresas. Pessoas má intencionadas estão usando o local para se esconder da polícia ou até mesmo para o consumo de droga”, desta o presidente da Câmara, Kim da Farmácia. (Marcos Junior)


FOTO:

IBC 1, IBC 2, IBC 3 ou IBC 4

LEGENDA: Vândalos estão roubando vidros e telhado das casas ao lado do IBC

IBC 5

LEGENDA: Hoje o local serve como atalho na distância de três quilômetros entre dois bairros

IBC 6, IBC 7, IBC 8 ou IBC 9

LEGENDA: O local poderia abrigar uma grande indústria ou pequenas empresas dentro de seu barracão