Assinado mais um ano de parceria entre COMFIBRA e Prefeitura
Os vereadores Diogo Biato Filho, José Izaías Gomes e José Roberto da Rocha juntamente com a Prefeita Valentina Helena de Andrade Toneti participaram na manhã desta segunda-feira, 25, do contrato para mais um ano de parceria entre o projeto COMFIBRA e a Prefeitura de Jacarezinho. Estiveram presente mais de 40 artesãs do projeto divididos nos seis centros de capacitação no município.
A mesa principal foi composta pelo consultor do SEBRAE, Odemir Capello, a prefeita Tina Toneti, o vereador Diogo Biato Filho e a coordenadora do projeto, Antônia de Fátima.
O projeto começou em maio de 2003, quando o SEBRAE com o apoio da Prefeitura de Jacarezinho, Cúria Diocesana, SETEP e ACIJA lançou o Programa Bairro que Faz. O objetivo do Programa foi o de desenvolver ações junto à comunidade com a finalidade de, a partir do levantamento de necessidades e potencialidades, proporcionar condições de geração, distribuição e aumento de renda, de maneira sustentável no tempo e no espaço e também identificar, motivar e desenvolver os empreendedores com potencial e interesse em abrir seu próprio negócio, além de estimular o empreendedorismo cívico dos moradores dos bairros de Jacarezinho através da realização de treinamentos e programas de capacitação.
Toda a metodologia utilizada no Comfibra é calcada nos princípios do trabalho associativo, que valoriza as pessoas a partir de suas concepções e idéias, validando, portanto, todas as iniciativas de participação, independente de sua condição social. A partir deste projeto Jacarezinho começa a viver um dos momentos mais importantes para a geração de renda e ocupação, de maneira sutentável. Os Centros de Capacitação foram inaugurados no mês de março de 2005 e já foram realizadas 190 oficinas de capacitação em tecelagem com fibras e modelagem em argila, com o objetivo de que as pessoas participantes do projeto aprendam novas técnicas e insiram o artesanato de Jacarezinho no mercado nacional e internacional.
Um dos pontos trabalhados atualmente é o de encarar os produtos das cooperativas como peças de decoração e utilidade. Para isso tem sido fundamental a participação em Feiras, Seminários, Palestras, onde os produtores cooperados podem realizar intercâmbio com participantes de outros projetos semelhantes, comparar preços, produtos, estabelecer contatos com clientes e fornecedores, além de estarem divulgando a marca e o artesanato Comfibra.
“Uma das questões fundamentais para o sucesso e a sustentabilidade da cooperativa de artesãos está representada pela adequada assimilação do espírito cooperativo. Este projeto continuará dando lucro devido a competência das pessoas envolvidas”, finaliza o vereador Diogo Biato Filho. (Marcos Junior)
FOTO:
Assin COMFIBRA 1
LEGENDA: O vereador Diogo Biato assinou como testemunha o documento
Assin COMFIBRA 2
LEGENDA: Cerca de 40 pessoas estiveram presente para a assinatura da renovação