CPF gratuito para pessoas de baixa renda é pedido por vereador
O vereador Marcos Colosso (PMDB) realizou recentemente uma indicação para que seja feito um convênio entre a Receita Federal ou Correios para a confecção de CPF aos munícipes de baixa renda gratuitamente.
“É muito importante uma parceria como esta, pois irá proporcionar maior acessibilidade deste imprescindível documento”, argumenta o vereador. O Cadastro de Pessoas Física é registro de um cidadão na Receita Federal brasileira no qual devem estar todos os contribuintes.
Cada contribuinte possui um documento, o cartão CPF que garante este cadastro. É um dos principais documentos para cidadãos brasileiros. Ao ser emitido gera um número de onze algarismos, sendo os dois últimos dígitos verificadores para evitar erros de digitação. Este número é único para cada contribuinte e não muda, mesmo no caso de perda do cartão.
Sua posse não é obrigatória, mas é necessária para a maior parte das operações financeiras (como abertura de contas em bancos, por exemplo). Há diversos casos em que o CPF pode ser cancelado (por exemplo, quando o contribuinte não faz o recadastramento anual obrigatório ou a declaração de Imposto de Renda por dois anos consecutivos, mas não quando o contribuinte emite cheques sem fundos).
FOTO:
CPF
LEGENDA: O CPF é um dos principais documentos para os cidadãos brasileiros
Marcos Colosso
LEGENDA: O vereador pediu um convênio entre prefeitura e Receita Federal para confecção de CPF gratuito