quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

PROTESTO NA ''FEIRA DA LUA''


Presidente da Câmara coloca a disposição dinheiro para regularização do transporte escolar

O presidente da Câmara de Vereadores de Jacarezinho, Sebastião Ferreira Filho, o Kim da Farmácia, esteve na tarde desta quarta-feira, 20, acompanhando a manifestação sobre o transporte escolar.

“A Câmara todo ano devolve dinheiro para a prefeitura investir no município. Caso o poder executivo estiver com dificuldade nas verbas, podemos disponibilizar este repasse para solucionar a situação do transporte escolar que afeta muitos alunos da zona rural”, destaca Kim da Farmácia.

Com o dinheiro que a Câmara devolve aos cofres públicos já foram investidos em um microônibus para transportes de pacientes, saneamento básico com manilhas no Distrito do Marques dos Reis, aquisições de lixeiras para toda a cidade, materiais para escolas municipais, no PROMEJA e na reforma de três caminhões para a coleta de lixo no município.

Alguns pais de alunos estiveram em frente a prefeitura na noite de segunda-feira, 18, para conversar com a Secretária de Educação, Laura Lemos, e o vereador Vilela José Santana, para saber mais sobre o problema.

Cerca de 50 pais de alunos da zona rural se reuniram em frente da Reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para protestar que alunos da zona rural estão sendo deixados em colégios diferentes do que estudam. Pelo segundo ano consecutivo acontece o mesmo fato no município. Em 2007 também houve protesto devido a falta de transporte escolar.

“A diferença dos dois anos é que em 2008 o contrato entre a prefeitura e o governo do estado já está assinado. A prefeita vai até numa emissora de rádio dizer que o mais importante é construir escolas que colocar os alunos dentro delas”, argumenta Angélica Rodrigues, participante do protesto.

Após a manifestação na frente da reitoria da UNEP, os participantes se concentraram na frente da prefeitura, chegando a entrar na ante-sala do gabinete, para conversar diretamente com Tina Toneti. O vice-prefeito João Batista e o vereador Vilela Santana transmitiram que a chefe do poder executivo se comprometeu a resolver a situação até sexta-feira, 22.

“É uma pouca vergonha o que está acontecendo. Meu filho saí de casa as 10h30 para pegar o ônibus para estudar a tarde no centro. Depois que acaba as aulas ele tem que correr cinco quadras com o perigo de perder a condução para voltar para a casa”, indigna-se uma mãe no meio do protesto. (Marcos Junior)

FOTO:

Protesto 1

LEGENDA: O presidente da Câmara disponibilizou recursos da Câmara para resolver a situação do transporte escolar

Protesto 2

LEGENDA: O vice-prefeito João Batista e o vereador Vilela afirmou que a prefeita se comprometeu a resolver a situação