Saiba como agir em casos de acidentes com os seus pequenos ou mesmo com familiares e amigos antes de levá-los ao hospital. Prevenir acidentes é sempre a melhor solução, mas certas vezes nem os pais conseguem evitar que as crianças corram ao redor da piscina, brinquem com objetos perigosos, com fogo ou com aqueles amiguinhos mais briguentos. Até os adultos, por mais que se cuidem, uma hora ou outra acabam se cortando, caindo, enfim, se machucando. Por isso é fundamental saber como agir em situações de emergência.
Confira as orientações para os acidentes mais comuns, elaboradas pela Dra. Renata Dejtiar Waksman, médica pediatra da Unidade de Primeiro Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Mas lembre-se: essas são, apenas, manobras iniciais para ajudar a vítima. Após a realização dos primeiros socorros, leve o acidentado imediatamente ao pronto-socorro ou hospital.
Aspiração de corpo estranho Convulsões Cortes Fraturas Ingestão de corpo estranho Intoxicações Queimaduras Sangramento nasal Trauma de crânio
* A Dra. Renata Dejtiar Waksman é médica pediatra da Unidade de Primeiro Atendimento do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Membro do Departamento de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
Para saber mais: Telefone para o CEATOX 0800 148 110, o Centro de Assistência Toxicológica do Instituto da Criança do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que funciona 24 horas por dia. www.ceatox.com.br
|