Plano de Resíduos Sólidos não foi entregue por Jacarezinho
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) não foi entregue pelo município de Jacarezinho. O presidente da Câmara de Vereadores de Jacarezinho, Sebastião Ferreira Filho (PMDB), o Kim da Farmácia, fez um requerimento para saber mais explicações sobre o assunto.
“Em ligação com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) verificamos que nosso município ainda não entregou este importante projeto ao órgão”, argumenta o presidente da Câmara. Os 399 municípios de Paraná tinham até 25 de fevereiro para entregar na sua regional do IAP.
A finalidade é de atender a resolução do CONAMA nº 313/2002 e a Lei Estadual de Resíduos nº 12.493/99. O Estado do Paraná apresentou um projeto para obtenção de recursos junto ao Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA, para realizar o Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Industriais, o qual foi executado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA, por meio do Instituto Ambiental do Paraná - IAP. O investimento total foi de R$ 275 mil.
O objetivo deste projeto é conhecer e caracterizar os resíduos do Estado, objetivando subsidiar uma política de gestão voltada para minimização da geração, para a reutilização, reciclagem, tratamento e destinação adequada e segura.
“Esperamos que nosso município possa entregar este projeto o mais rápido possível. Assim estaremos contribuindo com o meio ambiente e incentivando o desenvolvimento de tecnologias industriais mais limpas”, finaliza Kim da Farmácia. (Marcos Junior)